quinta-feira, 25 de setembro de 2008

A Arte de comunicação NÃO-Violenta.

Como se comunicar de maneira PACIFICA


A boa comunicação entre as pessoas é a arma mais eficaz para disseminar a paz.

É o que diz o psicólogo Marshall Rosenberg, considerado o porta-voz mundial da comunicação não-violenta.

- Quando acontece, então, a falta de comunicação?

Quando não há troca.

Geralmente estamos tão preocupados com nosso ponto de vista que não escutamos o que os ouros estão dizendo. Ou pior: quando julgamos aqueles que não agem de acordo com o que acreditamos ser correto. Se você quer viver no inferno, é só pensar no que há de errado com as pessoas que fazem coisas de que você não gosta.

Se quer piorar um pouco mais, diga a eles o que você acha que está errado. Essa é a maneira cricri de se comunicar e só gera raiva, medo, culpa.

- O que fazer para evitar tantos atritos?

A grande falha da comunicação está justamente em apontar problemas nos outros – em vez de olhar o que eles causam em nós.

A comunicação começa quando expressamos nossos sentimentos. Não fazemos isso porque achamos que ficamos vulneráveis. Mas só assim criamos um relacionamento baseado na sinceridade. A partir do momento que as pessoas falam o que precisam em vez fé falarem o que está errado com os outros, o entendimento aumenta.

- Como se comunicar de maneira PACIFICA quando há um assunto que gera discórdia?

O primeiro passo é reformular a maneira como falamos e ouvimos o outro. A idéia é treinar sempre a se expressar com HONESTIDADE e CLAREZA, ao mesmo tempo que damos aos outros uma atenção RESPEITOSA.

Mas temos a síndrome do disco riscado: repetimos reações, julgando os outros.

Existe um treino que ensinamos a todos que buscam se comunicar de maneira PACÌFICA. – do chefe de Estado à professora, do marido ao presidiário.

(continua em: treino para comunicação pacifica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui voce pode deixar seu comentário ou pergunta. Terei o prazer de auxiliar.

POSITIVE LIFE FORCE Headline Animator